O projeto piloto foi uma iniciativa para melhorar as técnicas de construção existentes na aldeia de Nhangau, fora da cidade da Beira, na área central de Moçambique. Todos têm o direito de ter um lar seguro e protegido. A maioria das pessoas vive em áreas rurais e constrói as suas casas usando materiais locais. Muitas casas são danificadas durante a estação chuvosa porque não são suficientemente resistentes à água e por isso sentimos a necessidade de tentar encontrar uma solução para este desafio. Ao melhorar as formas de construção, poderíamos criar casas mais seguras e resistentes à água e combater as alterações climáticas.

Este projeto teve como objetivo a construção de uma casa modelo de forma a vermos como lidaria com a estação chuvosa. Como não encontrámos uma pesquisa que mostrasse como os alicerces feitos inteiramente de vidro amassado, pneus e sacos lidariam com a chuva e com o peso da casa, sentimos que era necessário construir essa casa e deixar o tempo dizer-nos. Se pudéssemos transformar o vidro em alicerces, poderíamos transformar esse lixo em algo valioso..

 

 

 

 

Ao partilhar o conhecimento uns com os outros e ao ensinar a um pequeno grupo de pessoas da aldeia como construir desta forma, começámos a difundir esta técnica de construção. Conseguimos criar um plano dos custos e o processo para construir casas como esta. Nós partilhamos esta informação com quem quer construir o mesmo tipo de casas. Acreditamos que partilhar conhecimentos é muito importante no desenvolvimento e quanto mais organizações quiserem melhorar os desafios habitacionais em Moçambique, melhor.

EnglishPortugalSwedish